-
Arquitetos: delavegacanolasso
- Área: 50 m²
- Ano: 2019
-
Fabricantes: Madrid Forest, Pladur, Tableros Martínez
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa como um abrigo, um lugar oculto, um esconderijo. Um reflexo que distorce e expande o jardim, enquanto confunde e protege. Não consigo adivinhar o interior, ao se aproximar é possível espiar através do grande óculo prateado que perfura o reflexo. Mas o que existe dentro? Uma mulher se olha no espelho, em um jardim submerso em uma lagoa.
A visão oposta, a partir do interior, é invadida pela vegetação, um lago com água e flores que inundam a vista através do óculo.
O elemento refletor abriga os usos mais privativos da casa, o quarto e o banheiro, permitindo iluminação e ventilação eficazes, e evitando as vistas diretas para o exterior. Introvertida e aconchegante, a casa como um refúgio em sua essência.
Os demais usos da casa, cozinha, sala de estar e estudo, concentram-se no volume adjacente, na antiga oficina de pintura. Como estratégia, os móveis fixos foram dispostos no perímetro, garantindo uma maior área livre e evitando espaços de circulação. A cobertura translúcida ilumina o espaço durante o dia todo.
Para sua construção, foi adotada uma solução estrutural de montagem rápida, perfis em U galvanizados que suportam painéis de madeira reciclada OSB. O envelope é finalizado com uma camada de isolamento natural de cortiça e algodão reciclado. O interior é revestido com madeira de pinho, protegendo-o e tornando-o mais aconchegante.
O óculo, bem como todos os elementos de carpintaria, foram totalmente fabricados em aço galvanizado escovado, que reflete e desfoca a luz do exterior. Na cobertura, duas claraboias com o mesmo material são abertas para o céu, iluminando o espaço.